Instruções
Olá, bem-vindos ao Lembrei de Você!
Este é um projeto apartidário e sem cunho religioso. Nele, você tem a oportunidade de compartilhar um pouco do seu tempo, de sua voz e atenção ao gravar a leitura de poesias, pequenos contos, lendas populares ou mitos, ou até mesmo contar causos, ou relatar memórias e lembranças (pode ser música, piada, uma história engraçada, contos e lendas infantis, entre outras possibilidades).
Esses áudios serão compartilhados com idosos, adultos ou jovens por todo o país, muitos dos quais são pessoas com deficiência visual (PcDV) e que frequentemente se encontram em estado de solidão. O projeto teve início durante a pandemia, com foco especial nas pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão) que estavam em isolamento social. No entanto, a ideia se espalhou, cresceu e alcançou lares, grupos de idosos, instituições de apoio e tantas outras pessoas.
Como participar?
- Sendo um ouvinte;
- Sendo um voluntário – leitor/ledor;
- Sendo um voluntário para indicar pessoas e instituições para receberem os áudios ou divulgar o site e nossas redes sociais.
Além de ser um ouvinte, você pode se tornar um voluntário leitor/ledor. Abaixo, seguem algumas sugestões e dicas para a gravação dos áudios:
- Selecione um texto, uma música, uma poesia, uma história infantil, uma lenda, um causo, uma crônica, ou outro texto que você considere bacana, interessante, que lhe desperte a curiosidade e que você gostaria de compartilhar com outras pessoas;
- Você também pode compartilhar textos autorais ou aqueles que você goste ou que gostaria de receber;
- Evite textos que evocam autoajuda ou lições de moral. Neste projeto defendemos a liberdade na interpretação dos áudios.
Como gravar o Áudio:
- Tente gravar em um local isolado de barulhos externos ou outras interferências sonoras;
- Sugerimos que o áudio tenha entre 2 e 15 minutos (no máximo) e pode ser gravado com o seu celular;
- Aumente o volume de seu celular;
- Fale próximo ao microfone de seu celular;
- Fale sem pressa, permitindo ao ouvinte compreender bem a sua leitura;
- Avalie sua gravação e verifique se ela está clara e confortável para se ouvir – audível. Caso o volume esteja baixo, grave novamente e tente falar mais próximo ao microfone do celular;
- Caso escolha um autor público, sempre mencione quem é o autor e o título da obra;
- Para textos que não constam autores, indique de onde ele foi retirado (revista ou site, ou vídeo, etc.).
Se envolva, se sensibilize e divirta-se!
Sugestão para a sequência da gravação do áudio:
A sequência do áudio deve contemplar estas falas…
Início/Abertura:
Olá, meu nome é [só o seu primeiro nome] e sou de [cidade e estado]. Hoje eu vou compartilhar com você um… [texto/poema/conto] ou vou contar um/uma [causo, lenda, lembrança, memória]. O título é [título da obra], escrito por [autor/autora – nome, sobrenome].
Leitura:
[Prossiga com a leitura do seu conteúdo]
Final/Encerramento do áudio:
Gostou? Espero que sim!
Um abraço (ou um beijo) e até logo mais!
Eu voltarei a me lembrar de você!
Leu algo que fez você refletir ou se emocionar? Compartilhe conosco e alcance mais pessoas.
Envie seu áudio